CTC!
Nosso Programa de Ciências para o Ensino Fundamental
O CTC é um programa estruturado para a educação em Ciências no Ensino Fundamental com mais de 4 mil itens criativos entre livros para alunos e professores, materiais de investigação para as atividades práticas – incluindo seres vivos – além de armários para organizá-los. A escola ainda conta com uma equipe especializada em Ciências, que realiza a formação dos professores para a utilização destes materiais e ações de apoio e orientação. Tudo para despertar nos alunos o prazer de aprender Ciências e inspirá-los a enfrentar os desafios de seu tempo.
- Estimula a curiosidade, descobertas e prazer de aprender
- Instiga a criatividade e autonomia
- Atende mais de 167 mil alunos, em 450 escolas de 16 estados do Brasil
Aprender Ciências é para a vida toda. O fascínio da ciência é desvendar os fenômenos, suas causas e feitos, de forma a ampliar a compreensão do mundo. O Programa CTC! estimula descobertas por meio da metodologia investigativa e inspira crianças e jovens a enfrentar os desafios do mundo em que vivem, sendo capazes de adotar atitudes responsáveis, tomar decisões fundamentadas e resolver os problemas do seu tempo.
A metodologia do CTC estimula a investigação com atividades problematizadoras que oferecem condições para que os alunos formulem hipóteses, resolvam situações-problema, desenvolvam experimentações, produzam registros escritos, entre outros procedimentos que contribuem para o avanço consistente da construção de conhecimentos sólidos.
A implementação do CTC prevê ações formativas dos professores, que ficam a cargo de uma equipe de tutores da Experimenta. O trabalho de formação é feito em encontros periódicos presenciais ou à distância para a troca de experiências, planejamento e reflexão sobre a atuação em sala de aula utilizando o material CTC, e conta com materiais de investigação, impressos e vídeos.
Os livros do professor permitem a visualização simultânea do Livro do Aluno e das orientações específicas para facilitar o trabalho de preparação e encaminhamento das atividades em sala de aula. Ele foi elaborado para apoiar o professor no desenvolvimento das atividades com seus alunos, seja em relação aos conteúdos específicos de cada Unidade, seja em relação às orientações didáticas. A cada aula, são apresentados os objetivos, a relevância de cada atividade proposta e o encaminhamento das sequências didáticas a serem realizadas para que o professor possa se apropriar das intencionalidades das atividades e tomar suas decisões. Assim, são também indicadas algumas reflexões, esclarecimentos sobre as experimentações, antecipações de possíveis atitudes dos alunos, sugerindo atividades complementares e incentivando sua criação. Dessa maneira, o professor tem em mãos uma orientação sobre como encaminhar suas aulas de Ciências e, ao mesmo tempo, um instrumento para seu desenvolvimento profissional.
No CTC, o ensino de Ciências não requer um laboratório tradicional. Todos os materiais pedagógicos podem ser organizados e armazenados na sala de aula, para que fiquem à disposição e controle do professor para serem utilizados quando necessários. Esse tipo de organização reflete a visão central da Experimenta de que a ciência está mais próxima de nós do que faz supor a metodologia tradicional, que divide o ensino de Ciências em aulas teóricas (sala) e práticas (laboratório).
Os valores são customizados, dependendo do número de alunos e de Unidades Temáticas Implementadas.
Não. O Programa é composto por material didático, materiais para as aulas experimentais e assessoria ao professor, não sendo possível a comercialização de itens separados.
Não. O Programa é composto por material didático, materiais para as aulas experimentais e assessoria ao professor, não sendo possível a comercialização de itens separados.
Sim, é possível.
Sim, algumas Unidades em Espanhol.
Sim, sob consulta.
Educação científica nas escolas é uma forma democrática de diminuir as desigualdades, nivelando os alunos pelo acesso ao conhecimento e não pela classe social, despertando a curiosidade e colocando o aluno frente a novas possibilidades de trabalho e perspectivas melhores de futuro. Mundialmente, o número de estudos e pesquisas que relacionam a educação com o crescimento econômico, mostra que as nações que investem mais no conhecimento se destacam nos índices de desenvolvimento.
• Foco principal no aluno e no desafio de tornar a escola um ambiente interessante e estimulante;
• Gera um entusiasmo imediato nas crianças, professores e pais de família em contato com o programa;
• Abordagem que faz do ensino de Ciências uma preparação para a vida, independente das escolhas futuras do aluno;
• É voltado para o ensino investigativo desde os primeiros anos do Ensino Fundamental;
• Foi pré-qualificado pelo MEC para inserção no Guia de Tecnologias Educacionais;
• Integra o ensino de Ciências ao das demais disciplinas, em especial Português e Matemática, que servem como parâmetros para as principais avaliações da qualidade educacional brasileira;
• Não necessita de investimentos em espaço físico, podendo ser utilizado em qualquer escola, independentemente de sua estrutura predial;
• Proporciona a construção ativa e significativa do conhecimento por meio de investigações;
• Estimula o pensamento crítico, a autoconfiança e a capacidade de resolver problemas.
Não. O CTC é um Programa de ensino de Ciências, composto por livro didático, materiais de investigação – mais de 4.000 mil itens – e assessoria com profissionais da área. Nenhum desses itens é vendido separadamente.
A Coleção Global é organizada em sequencia didática orientada por uma expectativa de aprendizagem que oferece à Secretaria de Educação/Escola a possibilidade de eleger quantos e quais temas se desejam para a composição do currículo em consonância com a proposta educacional.
A Coleção Integral disponibiliza um currículo estruturado. Neste formato os alunos estudam e se aproximam dos conteúdos estruturantes das ciências no ensino básico.
A Coleção Global é composta por 37 Unidades Temáticas (1° ao 9° ano) e cada tema é organizado em 16 aulas. A Coleção Integral é composta por 18 Unidades Temáticas (1° ao 9° ano) e cada tema é organizado em 15 aulas.
A Coleção Global oferece 37 Unidades Temáticas que permite à escola escolher, considerando seu projeto educacional e propósito, quantos e quais temas irá compor sua grade curricular de Ciências. Já, a Coleção Integral traz uma grade curricular de Ciências organizada, 10 Unidades Temáticas para Fundamental I e 8 para o Fundamental II.
Para acessar o portal é necessário que faça seu cadastro. Parceiros acessam 24 horas por dia e escolas que desejam avaliar o programa podem acessar por um período restrito.
Basta enviar o “vale ser vivo” que acompanha o kit, respeitando o prazo indicado, para o e-mail falecom@experimentaciencias.com.br
Sim, sob consulta.
Os materiais chegam acondicionados em caixas. Nas etiquetas constam a informação da Unidade Temática e da turma para qual a caixa deve ser direcionada. Dentro da caixa, há uma lista de conferência para facilitar o trabalho.
O material já chega na escola separado por turma.
Se houver algum problema com o material entregue, como material ausente, errado, trocado ou danificado pelo transporte, entre em contato conosco pelo telefone ou por e-mail.
Telefone do nosso atendimento: 19 3514-6900
E-mail: falecom@experimentaciencias.com.br
O material consumível compõe o kit de materiais de investigação de cada Unidade CTC, utilizados em sala de aula, e deve ser readquirido anualmente pelo contratante para utilização no ano letivo subsequente, como por exemplo, sementes de plantas, reagentes químicos, entre outros.
O material não consumível compõe o kit de materiais de investigação de cada Unidade CTC, utilizados em sala de aula, e poderá ser reutilizado após o seu uso, como por exemplo, jogos, lupas, microscópios, entre outros.
O material adicional deve ser providenciado pelos professores. Em geral, trata-se de itens que podem ser facilmente encontrados na própria escola ou que podem ser levados pelos alunos, como folhas, terra, entre outros.
Todo o material consumível do CTC deve ser readquirido anualmente para utilização no ano letivo subsequente. Já o material não-consumível pode ser reutilizado após o seu uso. É importante salientar que a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Experimenta está sempre em estudo das melhores tecnologias para otimização constante deste material, seguindo as normas internacionais de qualidade, segurança e meio ambiente.
Os vídeos de formação são recursos que apoiam o professor no planejamento e desenvolvimento das aulas das Unidades Temáticas. Eles complementam as informações do Livro do Professor oferecendo sugestões adicionais sobre como organizar e realizar o trabalho em sala de aula. Cada Unidade Temática tem seu vídeo específico, que segue a mesma estrutura do Livro do Professor, e está organizado de modo a permitir ao professor acessar com facilidade o seu conteúdo. Esses materiais buscam ainda fortalecer a compreensão dos conceitos da área de Ciências Naturais.
É um ambiente na internet customizado para atender as escolas que utilizam o CTC. Esse Portal possui uma interface amigável aos professores com recursos para comunicação, interação e formação, favorecendo a troca entre os participantes do CTC e o acompanhamento contínuo das ações de desenvolvimento, o que gera uma dinâmica de constante aprendizagem e avaliação dos resultados do trabalho nas escolas.
Nas Unidades há orientações para o correto descarte de cada material. Enviamos para as escolas, os “coletores de resíduos”. Quando estes estão cheios, as escolas nos solicitam a substituição. É a Experimenta que faz a retirada.
Deve-se verificar com a direção da escola a quantidade de material comprada para as turmas, pois as caixas são expedidas de forma personalizada (para cada escola e para cada turma). Caso note ausência de material, entre em contato conosco, pois pode ter ocorrido desvio durante o transporte.
Não. O Programa é composto por material didático, materiais para as aulas experimentais e assessoria ao professor, não sendo possível a comercialização de itens separados.
Veja quem recebeu o material na sua escola. Se o seu material é um kit completo você deverá receber caixas inteiras lacradas. A etiqueta de kit indica que dentro da caixa há um kit completo. A caixa pode ser encaminhada diretamente para a sala de aula indicada. Se o seu material for um kit complementar você poderá identificar na etiqueta do saco a qual turma àquele kit pertence."
O material CTC é vendido apenas para a escola, pois é composto não apenas pelo livro do aluno, mas também por materiais de investigação.
Não. O Programa é composto por material didático, materiais para as aulas experimentais e assessoria ao professor, não sendo possível a comercialização de itens separados.
Não. O Programa é composto por material didático, materiais para as aulas experimentais e assessoria ao professor, não sendo possível a comercialização de itens separados.
Sim, sob consulta.
Não. O CTC é um Programa de ensino de Ciências, composto por livro didático, materiais de investigação – mais de 4.000 mil itens – e assessoria com profissionais da área. Nenhum desses itens é vendido separadamente.